top of page

Casa Cultural

Logo_Transparencia.png
logo CCDA-semletras

Um Carnaval Cheio de Sonhos

Atualizado: 4 de mar. de 2024


ree

Os sonhos...Eles movem nossos dias, e nos dão motivação para alcançarmos nossos objetivos!!


Sonhos de criança, que nos acompanham quando adultos,  e as vezes até mudamos nossos sonhos quando estavam quase sendo realizados, por percebermos que não era aquilo que queríamos e começamos do zero.


Sonhar, idealizar, realizar, por isso a frase “ só cresce quem sonha” está sempre presente aqui na Casa Cultural Dona Antonia!!

Com pessoas sonhadoras que acreditam que podemos construir um futuro melhor, onde há mais amor e igualdade de direitos, estamos realizando diversas atividades que tem transformado a vida das pessoas de forma positiva.


E foi de sonhadores que nasceu o Bloco Unidos do Liberatos, que teve início com Teco Martins, e que se transformou na Escola de Samba Unidos da Dona Antônia, e nesse ano fez seu primeiro desfile no pré carnaval de Betim.


ree

As 11 hs do dia 03 de fevereiro, todos já estavam super animados na concentração na Rua do Rosário, e as 13 hs teve início o desfile. Com muita emoção, a bateria, sob o comando do mestre Lino Borges, iniciou fazendo um toque de capoeira, em homenagem a Teco Martins, que além de carnavalesco, era treinel de capoeira, atividade que ele se dedicava também.



Com o tema “ Só Cresce Quem Sonha”, idealizado por Sérgio Martins, o samba enredo “ Sonhar Para Realizar", composição de Silvana Martins, embalou a escola. O samba enredo foi puxado por ela, Sérgio Martins e André Araújo, a harmonia ficou por conta dos músicos Salmo Costa e Robert Vinicius.


ree


ree




O objetivo principal foi mostrar que na Casa Cultural Dona Antônia, #cabe todo mundo, por isso, a escola mostrou em suas alas as atividades que são realizadas na casa e promoveu a inclusão de pessoas com deficiência na folia, Apaetucada, que contou com a presença de integrantes da Associação de pais e amigos dos excepcionais (Apae).









Entrevista de Sergio Martins ao jornal O Tempo

Segundo disse o dirigente Sérgio Martins em entrevista ao Jornal O Tempo, a gente está falando muito de inclusão, e ele acredita que incluir a Apae é incluir de verdade as pessoas com deficiência. Elas precisam estar conosco. Não é fazer festa lá pra eles, eles tem que estar conosco e o lugar que cabe todo mundo é a Escola de Samba Unidos da Dona Antônia.


Dentre as atividades mostradas nas alas, a dança do ventre, dança de salão, e alunas da ginástica funcional, que se encantaram em desfilar e disseram que querem participar outras vezes.



Dona Maria Lima, fundadora da Casa Cultural Dona Antônia, estava feliz em participar e desfilou com o estandarte da escola.


ree


E Já que o tema era sobre os sonhos, a artesã Lana Vilela desfilou com o filtro dos sonhos confeccionado por ela, ao lado de Dona Maria Lima.


ree



ree

Teve e rei e rainha da bateria, Mariana, que é professora de macramê na casa cultural 2, fez a sua própria roupa do desfile usando essa técnica, e disse que seu sonho sempre foi ser rainha de bateria.



O desfile foi emocionante, um carnaval inclusivo, com o objetivo não de apenas estar nas ruas e fazer batucada, mas também mostrar atividades que transformam a vida de outras pessoas dando a elas a oportunidade de sonhar com um mundo melhor, de incentivá-las a ter auto confiança e buscar a cada dia serem seres humanos mais fortes e capazes.


Ao final do desfile, todos estavam sem palavras para descrever essa emoção. Uma mistura de sensação de missão cumprida e admiração em ver como pequenos sonhos podem se transformar em grandes realizações!!


ree

Por isso nunca desista dos seus sonhos, se parecerem impossíveis, junte-os aos de outras pessoas que sonhem como você, assim ficará mais fácil realiza-los.


Obrigado a todos que se empenharam em fazer desse carnaval um momento tão especial!!


“Sonho que se sonha só é só um sonho, mas o sonho. que se sonha junto é realidade” - Raul Seixas


 
 
 

Comentários


bottom of page