Honoris Causa - Por Causa de Honra
- Silvana Martins
- há 13 minutos
- 2 min de leitura
No dia 27 de novembro, aconteceu no auditório Ady Rosa, na Prefeitura Municipal de Betim a entrega do título Honoris Causa. A expressão vem do latim e significa “por causa de honra”. Foi um momento memorável de valorização e celebração. O título é concedido a personalidades que se destacam em áreas como ciência, cultura, educação e causas humanitárias.

Promovido pela Secretaria de Igualdade, o evento homenageou representantes de diversas tradições e expressões culturais, como Yalorixás, Babalorixás, Mametus, Donés, Tatetos, Dotes, Egbomes, Ekèdis, Ogãs, Cambonos, Kimbandeiros, Padrinhos e Madrinhas de Umbanda, Mestres e Contramestres de Capoeira, Benzedeiras, Raizeiros, Caciques, Pajés, Quilombolas, Povos Ciganos, Povos Ribeirinhos, Catopés, Tamborzeiros, Reis e Rainhas de Congado, entre outros, como informou o site da Prefeitura Municipal de Betim.
No caso do evento em Betim, o prêmio é entregue pela Ordenação Nacional de Capelania de Matriz Afro-Brasileira (ONCAMAF), instituição com sede em Contagem/MG que valoriza o saber ancestral e a diversidade religiosa, fundamentada nos princípios de espiritualidade e ancestralidade.

E dentre tantos homenageados especiais que receberam o título de doutores Honoris Causa, dona Maria Lima, fundadora da Casa Cultural Dona Antônia também recebeu o título. Mulher guerreira e batalhadora, que enfrentou muitos momentos difíceis para criar sozinha seus filhos, sempre seguiu em frente de cabeça erguida, com muita fé e persistência. Dona Maria nem imaginava que quando fundou com seus filhos a Casa Cultural Dona Antônia, quantas pessoas seriam beneficiadas. As atividades realizadas na casa têm transformado positivamente a vida de jovens e adultos na comunidade. Ela que sempre acolheu quem na casa chegasse, uma casa que era sua e de sua família e que agora é a casa de todos e tem o objetivo de cuidar das pessoas.
Dona Maria, mulher de jeito simples, que não se envaidece mesmo nos momentos em que é elogiada, recebeu com alegria o título, que é mais que merecido, um reconhecimento por sua persistência e luta por um mundo melhor, com mais igualdade de direitos, de amor e respeito ao próximo. E sempre que perguntam a ela quais são seus sonhos, ela diz que só tem a agradecer a Deus por tudo e que ele permita que as atividades continuem e que beneficiem cada vez mais pessoas.
E ao final do evento não poderia faltar aquela foto especial com toda a família para registrar o momento.
Esse com certeza, é o primeiro de muitos reconhecimentos e títulos que dona Maria ainda será contemplada. A ela todo nosso respeito e admiração.
Parabéns dona Maria!!!

Silvana Martins
Cantora, Compositora e CO fundadora da Casa Cultural Dona Antônia






Comentários