top of page
Buscar

Gastronomia com propósito - Dona Antonia Lanches

Atualizado: 29 de abr.

 

Fotos do espaço - Dona Antonia Lanches

Quem nunca ficou com água na boca ao sentir o cheiro de uma comida gostosa?

A arte da culinária, que tem uma diversidade de delícias incríveis, também não poderia faltar aqui na Casa Cultural!! Dentre essas delícias, estão os sanduíches.


Seja para um lanche rápido no meio da tarde, ou para substituir o jantar, eles estão presentes. São de encher os olhos e os paladares. E eles chegaram deliciosos na Dona Antonia Lanches, o novo negócio social da Casa Cultural Dona Antônia!!


Matéria sobre a inauguração da Dona Antonia Lanches - Jornal O Tempo

Desde o início das atividades da Casa Cultural, o sanduíche esteve presente, sempre acompanhado de deliciososos sucos naturais.


Com o objetivo de se ter sempre um lanche a disposição para as pessoas que vinham participar dos eventos, ensaios e como forma de sustentabilidade para a manutenção dos projetos da casa, os sanduíches feitos aqui na casa eram muito bem vindos.


Dentre eles, os hambúrgueres,  que tinham nomes de instrumentos musicais, como violão, contra-baixo, guitarra e bateria, que era o mais recheado!!


A lanchonete funcionava nos eventos e no dia a dia, e aqui na Casa Cultural, como todos se viravam como podiam para que as atividades acontecessem, até eu silvana, já me aventurei a fazer hambúrgueres, e modéstia a parte, ficavam bem gostosos rsrsrs.


Claro que nada comparado aos que estão sendo preparados na Dona Antonia Lanches!!


Fotos reais dos hambúrgueres - Dona Antonia Lanches

Com a ampliação das casas, a Dona Antônia Lanches atualmente está funcionando na Casa 2, e tem um espaço mais amplo, mais aconchegante e com uma melhor estrutura para atender os frequentadores das casas e o público em geral!!


Foto da inauguração - Dona Antonia Lanches

 A Dona Antonia Lanches chega não só com o objetivo de oferecer simples sanduíches, mas, estes, recheados de sonhos, de propósitos, de amor ao próximo e de vontade de transfomar a sociedade, sim, pois os sanduíches tem um significado maior, que é o de ajudar a cuidar das pessoas!!


Inaugurada no dia 16 de março, e com o lema, “a hora mais saborosa do seu dia tem propósito”, já é sucesso total!!



Fotos da inauguração - Dona Antonia Lanches



A inauguração contou com a presença de Dona Maria Lima, fundadora da Casa Cultural Dona Antônia, que deu as boas vindas aos primeiros clientes!!


Vídeo da inauguração- por Dona Maria Lima



Fotos da inauguração - Dona Antonia Lanches


Os sanduíches são preparados com excelência pelo Erick e o Pedro, que tem grande experiência no ramo.


Então, se você ainda não conhece a Dona Antonia Lanches, vá conhecer e saborear deliciosos hambúrgueres, e outras variedades de sanduíches, além de sucos e refrigerantes.


E lembre-se, ao consumir os produtos, você ajuda na manutenção dos projetos da casa. E Nada melhor do que saborear um delicioso lanche e saber que assim você ainda contribui para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, pois através da renda gerada, é possível dar continuidade  aos projetos da Casa Cultural Dona Antônia!!


Você pode fazer seu pedido pelo delivery, wats app, ou pessoalmente.

Acesse as páginas @donaantonialanches e @donaantoniacultura nas redes sociais, para saber todas as informações.


A Dona Antonia Lanches fica na Casa 2, na Rua José Francisco Guaracy, nº 73, Bairro Bom Repouso, Betim, Minas Gerais.

O funcionamento é de quarta a domingo das 18 as 23 hs.



Vamos conhecer um pouco sobre a hístória do sanduíche?


Você sabia que o sanduíche, (do inglês sandwich), também popularmente chamado de sanduba (português brasileiro) ou sandes (português europeu), já é um costume antigo?


Antes de Cristo, nos antigos rituais de Pessach (a páscoa judaica), já se fazia uma mistura de pão  com alguns tipos de embutidos.


Apesar do costume ancestral, a fama e o nome do sanduíche vieram em 1762, com o inglês John Montagu, 4.º Conde de Sandwich, uma vila da Inglaterra.


Conforme o historiador Edward Gibbon, o conde comia fatias de pão com salame para não precisar interromper as partidas de uíste, jogo de cartas popular entre os britânicos.

Desde então, a variedade de sanduíches aumentou.


O hambúrguer, a receita mais famosa de todas, popularizou-se nos Estados Unidos no final do século XIX, provavelmente levado por imigrantes alemães, e ganhou o mundo em meados do século XX, com o surgimento das grandes redes mundiais de fast-food.


A partir dessa fórmula básica, surgiram variações e o sanduíche ganhou apelidos diferentes, de acordo com o recheio.


O hambúrguer chegou ao Brasil pelo tenista americano Robert Falkenburg,  no Rio de Janeiro, por volta de 1952. Primeiro, ele fundou a primeira loja de fast food do país e, conforme os anos foram passando, diferentes versões, sabores e até ingredientes foram tornando o hambúrguer um sucesso no país.


 

E no próximo post, vamos continuar falando sobre a culinária, essa arte que faz tão bem aos nossos olhos e paladares, sempre presente aqui na Casa Cultural Dona Antonia, até lá!!

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page