top of page
Buscar

Um "Mergulho" Ao Conhecimento



“Sonhar é preciso, realizar é urgente”


Em um mundo onde o consumismo, a falta de consciência ambiental, a ganância, o desrespeito ao próximo nos faz caminhar rumo ao “caos”, sonhamos com um mundo melhor, assim é na nossa casa!! Um mundo onde a desigualdade não impere, um mundo onde todas as pessoas tenham seu valor!! Por sonhar com esse mundo, é que não medimos esforços para conseguir esse propósito, que é cuidar das pessoas, e para que esse cuidado as transforme em seres humanos capazes de sonhar, de conquistar e de realizar!!

Pensemos se cada um de nós nos conscientizarmos da importância de oportunidades igualitárias, fizermos a nossa parte, estaremos diante de uma realidade bem diferente, e é com essa consciência que na nossa casa buscamos realizar atividades para que a cada dia possamos chegar a igualdade de direitos de fato!! Buscamos a cada dia aprendermos métodos, formações, especializações, para que essa tarefa de cuidarmos das pessoas seja cada vez mais eficaz.

Através da Falcons University, está sendo possível realizar ações que tem beneficiado e transformado a realidade da comunidade!!

A Falcons University é um ecossistema de desenvolvimento social, atuando em rede para acelerar o poder de impacto de líderes em favelas do Brasil, e tem como missão transformar a pobreza das favelas em peça de museu.

Através dela, a Casa Cultural Dona Antônia se tornou Polo de Formação de Líderes Sociais de Minas Gerais e Espírito Santo. Em um mundo onde a consciência coletiva, ambiental e cultural empobrece a cada dia, estamos fazendo toda a diferença, ainda mais confiantes no propósito de cuidar das pessoas!!


Vamos falar agora sobre a palavra “imersão”. A imersão, segundo o dicionário comum, significa ato ou ação de mergulhar, submergir.

Trazendo para a nossa área profissional, e com base na definição oficial do termo imersão, podemos dizer que as imersões profissionais são os eventos que proporcionam que você mergulhe no assunto proposto.

A imersão de líderes sociais faz parte da formação de líderes sociais da Falcons University. Na formação os líderes acessam conteúdos voltados para o terceiro setor nas áreas de planejamento e gestão, gestão de pessoal, captação de recursos, autoconhecimento e habilidades sócio emocionais, comunicação e impacto social.

A imersão é um momento para que as lideranças mergulhem nesse universo de formação e entendam melhor como funciona o ecossistema da Gerando Falcões.


Na Casa Cultural Dona Antonia (casa 2), a imersão de líderes aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro. Foram momentos muito importantes, dois dias de muitas trocas de experiência, afetos e muito trabalho e compartilhamento de idéias!!

Iniciamos com um momento musical com Sergio Martins!! Seguindo a programação, foram realizadas várias dinâmicas voltadas para o empreendedorismo, planos de negócio, geração de renda, com um olhar para o dia a dia nos territórios, e de como liderar mesmo em situações adversas. Tivemos momentos para trabalhar o sócio-emocional, com a Polly, que é mentora de inteligencia emocional da rede gerando falcões de líderes de Minas Gerais e Espírito Santo, em especial uma dinâmica chamada de linha do tempo, em que os líderes nos contaram suas histórias, momento muito bacana de socialização.

Segundo nossa mentora, todos gostaram e entenderam o porquê de fazermos esse trabalho sobre a inteligência emocional, e o trabalho em equipe, para ela foi maravilhoso, um encontro super positivo, o pessoal foi muito participativo!!



A inteligência emocional é um dos principais eixos trabalhados pela Falcons University, sua equipe acredita ser muito importante esse trabalho, pois dentro da inteligencia emocional, trabalhamos o auto-conhecimento, a empatia, como saber lidar com as próprias emocões, auto-gestão.


Um momento também muito especial e importante, foi a visita ao instituto “O Grito” em Ribeirão Das Neves, que também faz parte da rede Gerando Falcões. Juntamente com outros líderes sociais, foi um dia incrível de trocas de experiencias, de conhecimentos e aprendizado!!


Alguns olhares sobre a imersão:

A imersão por Emanuella Souza, a Manu: “A minha percepção sobre a imersão foi de muita troca carinhosa, momentos de aprendizado, incentivo, regado a muita emoção e alegria. Todos estavam com muita vontade em comum de fazer algo pra mudar a comunidade ao seu redor e senti que juntos todos formam uma potência. Fiquei muito feliz em participar!!


A imersão por Celmaria Egídio, a Cel “momento de troca de vivências, confraternização, foi muito precioso, e com certeza de renovação de vida.


A imersão por Flavia Rodrigues: Na minha percepção, cada encontro de imersão da Gerando Falcões é um momento único. São muitos aprendizados, pessoas se encontrando com objetivos muito parecidos que é o de fazer o bem aos outros e buscando novos conhecimentos. Já tive o prazer de participar de dois eventos e achei simplesmente fantástico!!

A imersão por Sr Luiz: Foi muito especial, gratificante e proveitoso, conhecemos muitas pessoas , de toda Minas Gerais. Espero ter mais vezes.


Vivemos então nesses dois dias um "mergulho" ao conhecimento, ao aprendizado, as trocas de experiência, muito afeto, e um olhar de cuidado com o outro, e através desse olhar, e desse cuidado vamos mandar a pobreza das favelas para o museu!!


A equipe da Casa Cultural Dona Antonia, agradeçe a todos que trabalharam direta ou indiretamente e colaboraram para que a “imersão" acontecesse de forma tão especial!!

Até o próximo post!!



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page