top of page
Buscar

Jovens Falcões Encerram Projeto com Apresentação de Seus Sonhos e Talentos

Atualizado: 10 de jul. de 2022


Nesse 24 de junho o quintal da Casa Dona Antônia certifica formandes do projeto Jovens Falcões. A segunda edição do programa disponibilizou vagas para que dez jovens, entre 14 e 21 anos, trabalhassem o autoconhecimento através da inteligência emocional,descoberta de habilidades e talentos próprios, mentoria de carreira e maior conhecimento da plataforma Canvas.

O curso Jovens Falcões é uma parceria entre o Centro Cultural Dona Antônia e a Rede Gerando Falcões, com aulas divididas em tópicos e dinâmicas que trabalham conteúdos como:

1. Identificação das habilidades socioemocionais e sua importância;

2. Habilidades para o autoconhecimento, autocuidado e protagonismo;

3. Aspectos que levem a/o aluna(o) a entender onde quer chegar e que habilidades deve cultivar;

4. Habilidades que desenvolvam a persistência e o foco no seu sonho e objetivo;

5. Técnicas de organização e gerenciamento de todo este processo;

6. Desenvolvimento do pensar e executar, sair do papel e evitar a estagnação e desistência do objetivo;

7. Habilidades interpessoais e de trabalho em equipe;

8. Habilidades técnicas específicas;

Além dos educadores presenciais, Teco Martins e Polly Cristina, o curso conta com mentores e mentoras online de outros estados brasileiros, profissionais e estudantes expers em suas áreas que atendem como voluntária(o)s na formação dos jovens inserida(o)s no projeto. O laboratório de tecnologia Dona Antônia fica disponível para que as/os formandes utilizem os equipamentos e a internet para as aulas online e a conclusão das atividades durante todo o horário de funcionamento da Casa.

A proposta tem como objetivo preparar a pessoa para o mercado de trabalho, mas indo além do convencional e do formal, se propõe, principalmente, a revelar na juventude seus potenciais e seus próprios objetivos de vida, rompendo limitações de crenças, espaços e condições socioculturais.

O Jovens Falcões teve sua primeira edição em 2021, atendendo 30 jovens em três turmas distintas, de manhã e a tarde o atendimento acontecia no espaço do CCDA na região Norte de Betim, já a noite a população jovem de Citrolândia contava com aulas presenciais no Museu da Colônia Santa Isabel, sob a organização do parceiro Hélio Dutra. Essa segunda edição dos Jovens Falcões iniciou-se em abril no laboratório de tecnologia da Casa Dona Antônia com encontros semanais sempre ás sextas-feiras e chega ao fim dia 24 de junho com um caprichado evento de encerramento para entrega de certificados e a apresentação do projeto de vida que cada participante elaborou para si até o momento. A tarefa final será apresentada de acordo com a escolha e o talento de cada jovem, identificado ou desenvolvido durante a permanência no curso. Muitas habilidades e aptidões foram descobertas durante as dinâmicas e atividades dadas, como talentos artísticos, administrativos, organizacionais, para comunicação entre outros. Um exemplo é a jovem Carol, de 16 anos, que através do curso se tornou estagiária do próprio CCDA.

Segundo a coordenadora do curso e presidenta do Centro Cultural Dona Antônia, Polly Cristina, durante as vivências são identificadas as necessidades e anseios da(o)s participantes assim como os segmentos com os quais elas/eles se afinam mais. Ainda segundo Polly, a proposta não se trata de forçar na juventude uma educação ou emprego formal, mas ajudar a compreender e aceitar as mudanças, empoderar e fortalecer a escolha do próprio caminho e a busca de realizações para si e para o mundo de um modo positivo e criativo.

O CCDA planeja atender até 50 jovens na próxima edição do programa, através de parcerias e planejamento, com o intuito de trabalhar o crescimento pessoal e a qualificação profissional, como também preparar as jovens mentes para que possam contribuir dentro de suas comunidades, com os recursos individuais que cada ser humano tem dentro de si. O projeto se encerra em grande estilo e mais uma vez os resultados provam que cuidar das pessoas é apontar força, habilidades e inteligências que elas mesmas são capazes de produzir para si. Afinal, para seguir seus sonhos é preciso acreditar em si mesmo e perceber que o mundo está cheio de possibilidades e oportunidades novas esperando para serem descobertas e realizadas em todas as etapas da vida. O Dona Antônia acredita que uma sociedade com igualdade social é alcançada quando a diversidade e os talentos pessoais são fortalecidos e utilizados a favor de um mundo onde sonhar valha sempre a pena e gere frutos que todes possam colher. Nosso propósito é promover harmonia social e acabar com as desigualdades, e somente investindo nas pessoas conseguiremos de fato colaborar para cumprir essa missão.

Para acompanhar nossos projetos, sonhos e eventos siga nossas redes e visite nossa Casa porque #AquiCabeTodoMundo.











79 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page