top of page

Casa Cultural

Logo_Transparencia.png
logo CCDA-semletras

Carnaval é alegria, conscientização e trabalho social!!

Quem curte o carnaval muitas vezes nem imagina o importante trabalho que há por trás dessa manifestação cultural, é o que vamos saber na matéria de hoje.

Tambores Carnaval

Nesse ano de 2025, o GRES Unidos da Dona Antônia levou um lindo desfile a Rua do Rosário no dia 22 de fevereiro. Com a Bateria Teco Martins impecável, sua Rainha, o Mestre Sala e Porta Bandeira, musas, passistas, ala das baianas, lindas fantasias, e o público que vibrou com a beleza da escola. O desfile foi de encher os olhos de lágrimas de pura emoção.


Com o tema sobre a tecnologia, o enredo “Terras Digitais”, teve o objetivo de fazer com que as pessoas reflitam sobre até que ponto podemos deixar que essa ferramenta tenha influencia em nossa vida, como podemos nos colocar diante desses dois paralelos, mundo virtual e mundo digital.


Um dos trechos do enredo que diz: E essa tal de IA que faz mil coisas ao mesmo tempo, vixi, aumentou a produção, mas me jogou pra escanteio e deixou de lado o meu coração, nos faz pensar até que ponto devemos usar a inteligência artificial. É Verdade que a famosa IA, muito auxilia nossos dias. Nos proporciona agilidade, comodidade, mas não podemos deixar que essa tecnologia tome conta do nosso raciocínio ou substitua em tudo o ser humano. O desfile foi aplaudido pelo público que cantou, sambou junto, e entendeu a mensagem proposta pela escola.


E o que há por trás de uma Escola de Samba?


O Exército Trabalhador

Não é apenas o samba no pé, a beleza da bateria, o glamour das rainhas, musas e passistas, os mestres salas e portas bandeiras, lindos de se ver. Em uma escola de samba há muita dedicação e trabalho em harmonia para que o desfile aconteça, e principalmente, a conscientização sobre temas diversos, promoção do desenvolvimento social, a inclusão, geração de emprego e renda, fortalecimento da cultura nas comunidades, capacitação através de oficinas, desenvolvimento da auto estima, assim como fortalecimento da identidade.


Aqui na Casa Cultural Dona Antônia, não poderia ser diferente. O carnaval surgiu com esse propósito, desde as primeiras atividades. Tendo início com o nosso querido Teco Martins, que queria não somente “batucar”, mas sim que houvesse conscientização e valorização da nossa cultura, aprendizado sobre o instrumento e capacitação através das oficinas. Ele costumava dizer: quem estiver nas oficinas de carnaval realmente tem que querer aprender, se não tiver essa consciência não irá ficar.


E assim seguiu-se desde o primeiro desfile, que foi realizado no bairro Liberatos (veja na matéria “É Tempo de Carnaval Com Direito a Troféu”), em nosso blog. O carnaval aqui na Casa Cultural Dona Antônia, que começou pequeninho e hoje se transformou no GRES Unidos da Dona Antônia, tem esse objetivo, de proporcionar aprendizado, promover geração de renda, inclusão social e fortalecimento da nossa cultura. E os preparativos por aqui começam cedo, com muito trabalho e dedicação.


Foto com B1

O GRES Unidos da Dona Antônia, já está se preparando para o carnaval de 2026. Com o tema “Nosso Povo Nossa Casa, Origem e Resistência”, o samba enredo “Nosso Povo”, que já está em fase de pré-produção, contará uma história de afeto, luta e memória. O enredo contará também um pouco da história do povo preto de Betim, suas lutas e importância na construção dessa história. Algumas pessoas, símbolos dessa luta e resistência, serão homenageadas.


E Se você ficou com vontade de saber mais, os ensaios do GRES Unidos da Dona Antônia, já estão acontecendo as quartas feiras, às 19h, no Rosário Bar, em Betim e são abertos ao público. Quem quiser prestigiar, é só chegar. O Rosário Bar fica na Rua do Rosário 650, Angola, Betim.


O carnaval, com toda a sua magnitude, é sinônimo de alegria, energia positiva, muito samba no pé, além de um trabalho social muito importante. É uma folia popular que embala os sonhos desse povo tão sofrido, que não se cansa de lutar pela sua identidade, da liberdade de poder ser quem é, sem medo. O carnaval é um momento em que todos vestem suas fantasias e simplesmente são felizes.


Foto sem B1


Silvana Martins

Cantora, Compositora e Cofundadora da Casa Cultural Dona Antônia


Comentários


bottom of page