top of page
Buscar

Dona Antônia Inaugura Nova Loja e Prepara Segunda Casa Para Atender Mais Pessoas

Atualizado: 21 de out. de 2022


Crescer e multiplicar, esse é o potencial das coisas boas, segundo acreditamos aqui na Casa Cultural Dona Antônia. E como o que fazemos aqui é muito bom, sonhamos em expandir nossas entregas e acolher ainda mais a comunidade a qual nos inserimos. Já provou a Dona Antônia que, “sonho que se sonha junto se torna realidade”, vamos tornar real o sonho de multiplicar nossa Casa graças as parcerias, doações, colaboradoras e colaboradores que nos apoiam, e merecidamente ao trabalho de gestão feito pela nossa dupla Sérgio Martins ( o Kirbe) e Polly Cristina, nossa presidenta. Os dois se orientam pelos cursos da Gerando Falcões e pelos conselhos e sugestões da equipe e de consultoras e consultores que nos auxiliam nessa linda jornada.

Desde Maio desse ano a Casa Dona Antônia arrendou e prepara o novo espaço, carinhosamente batizado de Segunda Casa, localizado no bairro Bom Retiro, à rua José Francisco Guaracy, número 73, e vizinho aqui da Casa 1. A reforma simples acontece com a ajuda das pessoas sensíveis ao novo empreendimento e que acreditam no trabalho feito pela CCDA ( Casa Cultural Dona Antônia) e principalmente por Serginho Kibe e Polly Cristina se desdobrando em mil funções, de pedreires e pintores a artistas e decoradores. O que inclusive, gera situações muito engraçadas, com os dois carregando roupas para serem trocadas de acordo com o trabalho a ser feito. Serginho com o uniforme da Dona Antônia e o terno de advogar no cabide da sua sala, e o sapato e a roupa suja de tinta e cimento ao lado. Polly já anda com uma bolsa com pelo menos umas duas peças para trocar durante os trabalhos do dia.

Consegue imaginar as situações que se desenrolam? A gente vê os dois só o pó e a tinta trabalhando pesado ou indo buscar doações, logo depois encontramos com eles uniformizados e limpinhos indo a reuniões, instituições públicas ou empresas privadas, mais tarde estão os dois estilosos arrumando batas e turbantes em frente aos espelhos. Costumamos brincar com as trocas chamando cada Look e roupa pelo nome da profissão a ser exercida no momento.

A maior parte do material da reforma utilizado na nova casa, da estrutura da mobília à decoração, estão sendo doados pelas parcerias que se achegam nas nossas casas.


O lugar já assume as características e a identidade da Dona Antônia, suas cores, símbolos e tudo aquilo que reflete o acolhimento e a vivência que nos é peculiar. Com as paredes enriquecidas pelas artes e coloridos de Polly e voluntáries, a entrada da nova casa recebe das mãos do artista Jonas, o avatar grafitado em um painel dedicado a Teco Martins, homenagem ao irmão CCDA recentemente falecido, e que planejou carinhosamente muitos detalhes dessa nova conquista.

Apesar de ainda estar em fase de acabamento, o espaço já conta com algumas atividades em suas dependências, como aulas de Pilates, recentes encontros de Zumba, e algumas vezes recebe os treinos da Capoeira Angola e os ensaios do projeto Batukeres, que já depositam o axé e a alegria no anexo. Aulas de Ballet e forró, os ensaios do grupo Senhoras do Harém, uma loja MECS mais estilizada e até uma possível micro-produção de produtos com couro e poliéster também são atividades cotadas para a Segunda Casa. Além, obviamente, de abrir espaço para novas parcerias e ideias da comunidade do entorno.

E como Dona Antônia é movimento, a segunda loja MECS, contendo peças de bazar, artesanatos diversos e muitas novidades, já estará funcionando antes mesmo da inauguração oficial do espaço completo. Com a estrutura de marcenaria planejada por Henrique Martins e fabricada pelas mãos talentosas do nosso amigo percussionista Nilson, a abertura das portas do estiloso MECS ao público está prevista para o dia 22 de Outubro, um sábado festivo, onde estarão disponíveis tanto roupas, sapatos e acessórios das doações que estão sendo recebidas, como os trabalhos de arte das marcas que a CCDA ajuda a desenvolver.

O evento que contará com apresentações artísticas, bom papo, pessoas incríveis e toda aquela energia positiva que a turma Dona Antônia consegue reunir e compartilhar, será aberto ao público e visa unir as pessoas à causa do bem estar de toda a população além de convidar a todas, todos e todes a #AcabarComAsDesigualdes e #PromoverHarmoniaSocial.

E no dia 05 de Novembro estaremos lá, com toda pompa e circunstância, inaugurando todos os cômodos da Segunda Casa e expondo os projetos e programas que temos desenvolvido para gerar impacto social positivo no acesso à direitos, fortalecimento da cidadania e do reconhecimento à riqueza cultural das nossas brasilidades.

Se #AquiCabeTodoMundo, agora cabe ainda mais!

Venha nos visitar e acesse nossas redes para acompanhar os trabalhos da Casa Cultural Dona Antônia, porque #NossoPropósitoÉCuidarDasPessoas e todes podemos contribuir de alguma forma. O bem só pode agir quando feito e além disso, é contagiante.


@donaantoniacultura








76 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


ingrid gabrielle
ingrid gabrielle
Oct 09, 2023

a casa ficou lindaaaa


Like
bottom of page