REGIONAL MG | ES

.png)

Fundador da Gerando Falcões
.png)
A rede Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua na superação da pobreza nas favelas.
Desde a formação do Morro da Providência, a primeira favela do Rio de Janeiro, lá se vão quase 127 anos de história. Hoje, são mais de 13 mil favelas, que abrigam cerca de 16,6 milhões de brasileiros, o que representa 8% da população do Brasil.
Se erguer contra esse problema pode parecer uma batalha inglória. Utópica muitas vezes. Mas é nesta missão que mora a nossa obsessão. Na Gerando Falcões temos 4 tecnologias viáveis: Falcons University, Decolagem, ASMARA e F3D – Digna, Digital e Desenvolvida. Todas elas com potencial para serem replicadas em escala e criadas para transformar a pobreza da favela em peça de museu.
É por meio de novas lideranças com as nossas Regionais que vamos combater essa mazela. Nosso plano de expansão consiste em formar líderes sociais em todo o Brasil. São os protagonistas dos nossos projetos nas favelas brasileiras, trazendo um ambiente Digno, Digital e Desenvolvido para os seus moradores.
Em 2024, estamos presentes em mais de 5.500 favelas, comunidades, sertões, comunidades ribeirinhas, comunidades quilombolas, quebradas, subúrbios e periferias de todo o país, além de manter nossas Unidades Próprias como pilares para que toda nossa Rede tenha autonomia e independência.
Saiba mais em : https://gerandofalcoes.com/
EVOLUÇÃO DA CASA CULTURA DONA ANTÔNIA NA REDE GERANDO FALCÕES


-
FORMAÇÃO LIDERANÇA SOCIAL - FALCONS UNIVERSITY
Fui líder do Polo da Falcons University na Rede Gerando Falcões de Minas Gerais e Espírito Santo em uma jornada de transformação, aprendizado e impacto social. Desde que assumi essa missão, trabalhei muito para fortalecer o ecossistema de desenvolvimento social em nossa região, conectando lideranças comunitárias, jovens e empreendedores a oportunidades concretas de crescimento.
Minha trajetória começou com a formação na Falcons University no ano de 2021 depois de participar do processo seletivo da Falcons para formação de líderes sociais. Ao longo dos anos, tive a oportunidade de liderar iniciativas que ampliaram o acesso à educação, capacitação profissional e geração de renda para as comunidades periféricas.

No Polo de Minas Gerais e Espírito Santo, promovemos ações como certificação educacional, imersões presenciais de líderes sociais, formações e parcerias relevantes. Esses projetos não apenas impactaram centenas de vidas, mas também fortaleceram a rede de colaboração entre diferentes atores sociais, possibilitando soluções inovadoras para os desafios da periferia.
Um dos momentos mais marcantes foi quando batemos todas as metas do Polo e como reconhecimento fui convidado a participar do Favela Gala, jantar filantrópico da Gerando Falções. Esse episódio reforçou minha crença de que, com determinação e propósito, é possível transformar a realidade das favelas e criar um futuro mais justo para todos.
A Falcons University tem sido um espaço de formação de líderes comprometidos com a mudança social. Hoje como Lider Regional da Gerando Falções MG/ES, sigo impulsionando esse movimento, inspirando e sendo inspirado por tantas histórias de superação e resiliência que fazem parte da nossa rede.
Seguimos juntos, construindo um legado de impacto e transformação.
Sérgio Martins
Líder de Polo – Falcons University – 2023
Lider Regional MG/ES – 2024/2025
Rede Gerando Falcões – Minas Gerais e Espírito Santo
-
POLO - FALCONS UNIVERSITY
Nascida em 2020, na favela para transformar as favelas por meio de líderes e suas ONGs, a Falcons University é a mente por trás das metodologias educacionais da Gerando Falcões.
Levando conhecimento até a ponta mais vulnerável da sociedade, com educação socioemocional e ressignificando a vida de crianças, jovens, idosos, educadores, líderes sociais, contribuímos na formação de pessoas com competência para pôr fim à desigualdade.

Turma 7 - Polo MG /ES

Turma 8 - Polo MG /ES
-
REGIONAL MG | ES
As regionais são organizações sociais integradas na Rede Gerando Falcões que atuam como referência nos territórios, promovendo a execução de programas, projetos e ações voltadas para o combate à pobreza em favelas e áreas vulneráveis.
A função principal das Regionais é garantir que os objetivos e metodologias da Rede sejam implementados de forma eficiente e adaptada às características locais, fortalecendo organizações e lideranças nas comunidades.
Atualmente são 8 regionais atendendo todo o Brasil. O Instituto Casa Cultural Dona Antônia é parceira da Geranado Falcões para atender os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Temos cerca de 160 OSCs e líderes ativos em nossa regional.

Sérgio Martins - Gerente da Regional e CEO Casa Cultural Dona Antônia
Edu Lyra - Fundador Gerando Falcões
Léo Martins - Gerente Nacional da Gerando Falcões
Lê Maestro - Cofundador da Gerando Falcões


SÉRGIO MARTINS
CASA CULTURAL DONA ANTÔNIA
REGIONAL, MG - ES
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA
O Programa de Excelência visa desenvolver ONGs na Rede Gerando Falcões, tendo como objetivos:
– Disseminar o jeito Gerando Falcões de fazer para o nosso ecossistema de organizações sociais;
– Desenvolver as organizações nos pilares sustentabilidade financeira, impacto social, gestão e liderança;
– Reconhecer as organizações da rede acompanhando os indicadores nos pilares de sustentabilidade financeira e impacto social.




Negócios sociais (em construção)
Conheça nossas instituições parceiras
Em Breve...

Principais Programas Desenvolvidos
Inclusão Produtiva - Geração de Renda
Academia do Emprego
Qualificação Profissional:
Jovem Falcão
Academia do Emprego é um curso de curta duração que visa apresentar os conteúdos essenciais para jovens a partir de 16 anos e adultos interessados em ingressar no mercado de trabalho.
O projeto visa impulsionar ações de qualificação profissional e geração de renda pela rede Gerando Falcões por meio de cursos, mentorias e encaminhamento para o mercado de trabalho.
É um espaço de formação e orientação que oferece ferramentas, informações e atividades em grupo com o propósito de aumentar as chances dos participantes encontrarem um
emprego.
Jovem Falcão é um curso de 4 meses em 10 encontros para o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, com mentorias de Carreira e Inteligência Emocional, e ferramentas para a construção de projeto de vida, destinado para o público de 15 a 24 anos.
Uma jornada de aprendizagem baseada em compartilhar e expandir o conhecimento relacionados as habilidades socioemocionais aliado ao desenvolvimento de habilidades técnicas específicas, que desencadeiam na trilha técnica de aprendizagem ligada a orientação vocacional e projeto de vida do jovem.
Número de empregados 2024
Meta 1.211
Empregados 3.043
Número de formados Geral 2024
Meta - 1.802
Jovem Falcão 236 Formados
Academia do Emprego 2.314 Formados
Total Formados 3.404
ACELERADAS

EDITAIS

A Rede Gerando Falcões, por meio do Programa de Aceleração, oferece recurso financeiro e suporte em Gestão e Metodologia para contribuições o desenvolvimento de projetos sociais já existentes em comunidades carentes.
O Programa visa desenvolver ONGs de alto impacto em um período de dois a quatro anos, promovendo o crescimento acelerado dessas organizações através do apoio em gestão nas áreas de Impacto social, comunicação, finanças e captação de recursos.
Mensuramos o desempenho das unidades, através de metas e indicadores que compõem quatro pilares: Impacto Social, Independência Financeira, Gestão da Unidade e Desenvolvimento do Líder.
A Rede Gerando Falcões lança editais internos, com o objetivo de filtrar e distribuir de forma equânime oportunidades de fomento financeiro ou não para a Rede de Líderes.
Para além disso, há o monitoramento e avaliação dos projetos contemplados em dois âmbitos, nacional e regional, garantindo plena execução e o alcance das metas e indicadores pré-estabelecidos.

Convenção 2024
A Convenção Regional Minas Gerais e Espírito Santo 2024 foi realizada em 28 de agosto de 2024, no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte. O evento reuniu aproximadamente 200 líderes e convidados especiais, com o objetivo de fortalecer a rede de líderes, promover networking e proporcionar aprendizado.
Programação:
Formação e Capacitação: Sessões dedicadas ao desenvolvimento de habilidades essenciais para a liderança.
Palestras Inspiradoras: Destacaram-se as participações de Tio Flávio, renomado comunicador e educador, e Celso Moretti, ícone do reggae mineiro, que compartilharam suas experiências e conhecimentos.
Fóruns de Discussão: Debates sobre inclusão produtiva, voluntária e protagonismo na rede.
Atividades de Interação e Alegria: Momentos de descontração, apresentações culturais e exposição de negócios sociais.
Presenças Ilustres:
Edu Lyra e LêMaestro: Fundadores da Gerando Falcões, um ecossistema de desenvolvimento social que atua com mais de 2 mil líderes sociais em todo o Brasil.
A convenção proporcionou aos participantes uma oportunidade única de ampliar horizontes, compartilhar experiências e construir um futuro mais promissor para as comunidades de Minas Gerais e Espírito Santo.
Acompanhem os melhores momentos:
Apresentações
Culturais


Balé Clássico
Projeto Margaridas - Timóteo

Poeta das Ruas
Instituto Jovens Abençoados - Itabira

Lili & Alegria
Rede Incluir - Contagem

Teatro Inclusivo
Circuito Inclusão - Contagem

Dança Contemporânea
Instituto O GRITO - Ribeirão das Neves

AGBARA
Arautos do Gueto - Belo Horizonte
negócios
sociais


Na Mochila
Robótica

Instituto VemSer
Artesanato

Berimbau
Livros

Mãos Dedicadas
Circuito Inclusão - Contagem

Espaço Transformar
Livros

Instituto PEB
Colchas de retalhos
Painéis


INCLUSÃO PRODUTIVA
Mediadora: Patrícia Felisberto (Regional)
Convidados: Thiago Aquino - AeC
Socorro - Vem Ser
Nilton - Guarda Mirim

VOLUNTARIADO
Mediadora: Anna Prado (Regional)
Convidados: Tio Flávio
Lívia - Amargem
Maiara - Foritni

Força em Rede/Falcons
Mediadora: Isabella Vasconcelos (Regional)
Convidados: Lucinéia - Falcons
Marcus - Transformação
Skarlait - Céu Azul
Joana - UNIPEB
exposição “favela negra”
convidado especial
Celso Moretti
Palestrante - Músico -Expositor
Celso Moretti, mineiro de São João Del Rei, veio para a região metropolitana de BH aos 6 anos de idade, e morou na favela Vila Nova Brasília, em Contagem, por 20 anos. Começou sua carreira como cantor e compositor no início dos anos 1980, primeiro na banda Nêgo Gato e depois em carreira solo. Após alguns anos de estudo sobre música, Celso criou o gênero “Reggae Favela” que, segundo ele, é a “soma de sonoridades do cotidiano acoplados à matriz do reggae jamaicano”. Reggae Favela também foi o nome de seu primeiro disco, lançado em 1997. Desde então foram mais cinco discos e vários projetos diferentes, como o “Festival Moretti Convida”, que passou por diversas cidades de norte a sul do país.
No ano em que completa 70 anos de idade e 44 de carreira, Celso Moretti, considerado um dos percussores do reggae em Minas, lança o oitavo álbum de sua trajetória como músico. Gravado desde 2020, o CD “Contingente Reggae Favela” possui 14 faixas, sendo uma delas uma regravação da música “No Balanço do Balaio”, do saudoso cantor e compositor Vander Lee, que era amigo de Moretti.


Convenção - 2025 Em breve!!!
EQUIPE REGIONAL MG | ES

Sérgio Martins
Gerente da Regional

Patrícia Felisberto
Analista de Inclusão Produtiva

FALE CONOSCO:

Anna Prado
Coordenadora de Operações

Isabella Vasconcelos
Analista da Rede de Excelência