top of page
Buscar

Empregabilidade, além de um emprego

Parceria com Prodabel, Prefeitura de Belo Horizonte e Embaixada Americana

Com muita alegria no coração e com a sensação de dever cumprido, encerramos neste último semestre de 2023 a 2ª edição  da Academia do Emprego, programa de inclusão produtiva #BoraTrampá, em que a Gerando Falcões e empresas parceiras, apoiam simultaneamente o desenvolvimento digital e social de jovens e adultos.


Nós da Casa Cultural Dona Antônia, somos umas das ONGS selecionadas pela Gerando Falcões para atender a região Metropolitana de BH,  com o objetivo de possibilitar aos jovens e adultos (as) das favelas e territórios periféricos acesso a conhecimentos em relação ao mercado de trabalho que nem sempre são disponibilizados para esse público; por meio da formação teórica e prática de conhecimentos relacionados ao ingresso e permanência em empregos, aumentar a qualificação e empregabilidade para pessoas em início ou transição de carreira e/ou desempregados (as).


Parceria com Instituto Pedro Ivo - Betim

Foram 8 turmas e 162 atendidos por nós, nesta edição. Pessoas que tiveram a oportunidade de entender quais as competências necessárias para se destacar em um


processo seletivo e também no dia a dia do trabalho, afinal, empregabilidade não se resume apenas a conseguir um emprego, mas também a prosperar nele.


Em nossos encontros, abordamos a importância de ter um currículo elaborado corretamente, considerando desde a formatação quanto às informações imprescindíveis, inclusive, reforçamos que de acordo com uma pesquisa pela Catho, 34% dos currículos são eliminados por erros de gramática, ou seja, alguns podem perder a oportunidade de emprego, por  não se atentar a estes erros.


Escola Estadual Juscelino Kubstichek - Betim

A experiência com este programa foi sensacional, ouvimos histórias de superação, de mudança de carreira aos 50 anos, de jovens tão determinados em qual carreira seguir e também de pessoas que precisavam de um norte e uma motivação para acreditarem que SEMPRE é hora de recomeçar, de tentar, errar e acertar, que não existe idade para aprender, não existe o caminho mais fácil e sim, existe a vontade, o esforço! E nós, conseguimos ajudá-las!


Superamos a barreira de levar qualificação para aqueles que mesmo sem ter um emprego formal, não estavam sem trabalho e muitos precisaram adaptar sua rotina para esta e outras oportunidades de capacitação.

Acompanhamos pessoas já recolocadas durante a Academia do emprego ou alguns dias depois. Abriram-se portas para parcerias tão enriquecedoras e oportunidades para nossos atendidos.


Aproveitando este espaço, gostaria de trazer uma reflexão sobre o tema: empregabilidade é  a capacidade de uma pessoa de encontrar e manter emprego, envolvendo habilidades, conhecimentos e competências valorizadas pelo mercado de trabalho.  Como citei acima, não é só encontrar o emprego, é manter também.


As competências valorizadas pelo mercado, são as mesmas essenciais aos empreendedores, aos alunos na sala de aula, aos relacionamentos em geral, portanto destaco algumas que fizeram parte dos nossos encontros:

 

1 -  Inteligência emocional - é entender e lidar bem com nossas emoções e as dos outros. Isso ajuda a trabalhar melhor em equipe, resolver problemas e manter um ambiente de trabalho mais feliz. Ser emocionalmente inteligente significa ser bom em lidar com sentimentos para ter um trabalho mais positivo e produtivo

(Não funciona só no ambiente de trabalho, certo?)


2 - Colaboração - é quando as pessoas trabalham juntas, compartilhando ideias e esforços para alcançar metas juntas. Isso ajuda a fazer as coisas mais rápido, de maneira mais inteligente, e torna o ambiente de trabalho mais amigável, pois todos estão trabalhando juntos como uma equipe.

( E se em casa fosse assim também?)

 

3 - Comunicação - é quando as pessoas conversam e trocam informações para fazer as coisas acontecerem. É como contar uns aos outros o que precisamos fazer, escutar ideias e garantir que todos estejam na mesma página. Uma boa comunicação ajuda a equipe a funcionar bem e a alcançar seus objetivos.

(Busque na memória quando foi a ultima discussão em família ou com um amigo? A comunicação ou a falta de comunicação provavelmente foi o motivo...)



Escola da Zona Rural de Brumadinho

Desenvolver competências essenciais, como habilidades interpessoais, adaptabilidade e resolução de problemas, não só impulsiona a empregabilidade, mas também melhora a qualidade de vida. A capacidade de se comunicar eficazmente promove relacionamentos saudáveis, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.


A inteligência emocional permite lidar positivamente com mudanças, enquanto a habilidade de resolver problemas contribui para superar desafios, resultando em um equilíbrio entre carreira satisfatória e uma vida mais realizada. Competências essenciais não só abrem portas profissionais, mas também enriquecem as experiências pessoais, promovendo um caminho mais bem-sucedido e gratificante.


Agradecemos à Gerando Falcões e a todos os parceiros por essa jornada incrível. Que todos os participantes alcancem sucesso na vida, aplicando não apenas as lições profissionais, mas também as pessoais. A empregabilidade é mais do que um emprego; é um caminho para uma vida mais gratificante.

Anna Prado – Educadora Social e Especialista em Gestão de Pessoas


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page