top of page
Buscar

Dona Maria Lima, Dona Antônia

Passado, presente, futuro

“Exu matou um pássaro ontem, com a pedra que arremessou hoje”

Mitologia Africana


É difícil para o nosso pensamento ocidental compreender alguns aspectos da mitologia africana. A riqueza e a complexidade dos mitos entram em choque com a nossa visão limitada da vida, visão imposta por todo o processo histórico pelo qual nós passamos.


Estamos contando em uma série de vídeos um pouco da história de D. Maria Lima, uma das fundadoras do Centro Cultural Dona Antônia. Ela está nos contando um pouco do seu passado e de toda a sua história de vida e ao ouvir tudo que ela diz conseguimos entender como limitamos a nossa compreensão do tempo.


Conhecer a história dela nos faz perceber que o Dona Antônia não tem um começo exato determinado, talvez tenha na nossa visão limitada com a qual observamos o tempo. Mas o Dona Antônia já estava se construindo em toda a história de D. Maria, na história da mãe dela, da avó dela e na história de todos os nossos ancestrais.

São sempre histórias de muita força! Ao recontar tudo isso pra nós ela ressignifica o seu passado e nos faz entender que tudo faz parte do agora, do nosso tempo. Por isso a importância de valorizarmos a nossa história e lembrar sempre dela e cultuar nossos antepassados, porque eles ainda estão fazendo parte de tudo que estamos fazendo.



Acompanhe os vídeos com um pouco do que é a história da D. Maria pelos nosso Instagram @donaantoniacultura, através deles podemos refletir a importância da nossa história e de nossos antepassados e como tudo que já se passou se confunde com o que é feito hoje e com o que ainda virá.


Vida Longa D. Maria Lima que iniciou o Centro Cultural Dona Antônia assim que veio ao mundo... Ou deu continuidade à sua construção a partir de um passado ainda mais distante e que outros com certeza já haviam começado.


O propósito de D. Maria sempre foi cuidar das pessoas e cuidar das pessoas é o propósito do Dona Antônia, buscando reduzir as desigualdades e promover Harmonia Social.

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page