top of page
Buscar

“Centro” Cultural Agora é “Casa” Cultural Dona Antônia


"Aqui cabe todo mundo", esse é o jargão que utilizamos no discurso, no percurso e nas ações diárias que proporcionamos ao público que atendemos,quer nas redes sociais, nos eventos promovidos no nosso quintal, ou mesmo nos bastidores, a verdade é que o sentimento de estar em casa, acolhides e aconchegades é percebido tanto nos de dentro, quanto nos de "fora" que por ventura passem aqui pelo espaço Dona Antônia. E desde julho, assumimos no nome a casa que sempre fomos. Já a bastante tempo o ambiente tem sido referido como “casa" Dona Antônia. Apesar do nome oficial ter tido a expressão “Centro Cultural”, quem participa das vivências relata que se sente “em casa”, tanto pela história da própria sede e de suas e seus fundadores, quanto pelo aconchego e os serviços que a entidade proporciona.


O diálogo sobre a mudança já vinha acontecendo há alguns anos, mas apenas recentemente essa transição foi possível. Assim como o nome, a CCDA ( Casa Cultural Dona Antônia) também deu uma “virada” na sua logo marca, e a imagem da simpática senhora na janela, foi substituída por uma casa, com todos os seus portais abertos e com as cores amarelo e lilás que já nos são conhecidas. Essa nova identidade visual foi fruto de muita reflexão a respeito da história que a Dona Antônia vem construindo na cidade e principalmente na região onde está instalada. Para os/as mais chegades que acompanham de pertinho nossa movimentação, a adesão à mudança foi rápida e natural, afinal, já era a “Casa” de algumas gerações por anos, pessoas que hoje trazem seus filhos e netos para desfrutar de cursos, eventos, boa música e boa comida, e algumas vezes, apenas para tomar aquele cafezinho e bater um papo interessante.

A intenção da entidade é consolidar seus espaços (sim, agora temos mais um) para que alcance o maior número possível de pessoas que necessitam de um apoio, seja para destravar as crenças limitantes que tantas carregam consigo sem perceber, melhorar o bem estar físico e psicológico gastos nas atribulações da rotina, ou mesmo uma força nas despesas, na renda ou nos talentos artísticos, como também o fortalecimento da identidade cultural das nossas brasilidades.

A Casa Cultural Dona Antônia continua a desenvolver-se junto ao seu público alvo nas entregas e projetos que vem executando, e parte desse processo é feito com o cuidado e a atenção necessárias ao universo de vulnerabilidades ao qual estamos expostas e expostos, e a outra parte, também, rs. Compreendendo que existe uma séria, dura e antiga exclusão que marginaliza os sonhos e diminui as oportunidades de quem mora nas periferias, nossa responsabilidade é a de criar pontes entre sociedade civil, setor privado e poder público, para, dessa forma, possibilitar informações e acessos aos direitos de cidadania, trazendo harmonia social para a comunidade, nas relações interclasses e transformando as diferenças em arte, numa linguagem que todes possam compartilhar. E ainda dentro do contexto social do trabalho da CCDA, acreditamos e propagamos a importância da ação individual de cada pessoa dentro dos seus grupos sociais e a capacidade de transformação consciente nos seus espaços de convivência. O bem se multiplica quando praticado, e um sonho realizado inspira muitos outros. Por isso nosso #PropósitoÉCuidarDasPessoas para que elas também possam ser capazes de cuidar delas mesmas e do seu redor. Cuidar é abrir a casa, os braços e o coração para que alguém descanse de carregar seu fardo por aí, é acreditar que o caminho apesar de longo e penoso, não precisa ser trilhado sem abrigo e sozinho. O impacto positivo é certo quando se tem uma casa alegre buscando recursos, torcendo e trabalhando para que as melhores chances ocorram na estrada da vida da nossa população. E ao mesmo tempo, cuidar é juntar caminhantes que desejam colaborar ou iluminar a caminhada de tanta gente que sofre na sua jornada. Essa é nossa visão de “Casa”. Seja um sorriso, uma canção, um incentivo ou um copo de açúcar, ela estará com as portas e janelas abertas para apoiar quem necessita reforçar a fé em si mesma(o), tanto quanto para quem deseja ser instrumento de fé na vida de outrens.

E mais uma vez o #AquiCabeTodoMundo mostra quão amplo é seu sentido e as dimensões sociais e culturais que é capaz de abrigar. #AquiCabeTodoMundo ressoa com o ideal de CASA que vamos construindo, não só aqui no espaço Dona Antônia, juntando as pessoas, desconstruindo pré-conceitos, amenizando desconfortos sociais e partilhando conhecimentos, mas levamos essa aspiração para todos os outros lugares onde ocupamos ou somos convidades a estar.

A nossa Casa, também é sua. Se achegue, seja bem vinda/o. Venha praticar ou receber o bem estar que acreditamos ser um direito de todes, porque é sempre #BomEstarNaDonaAntônia.

@donaantoniacultura




Dona Antônia TV - YouTube



https://www.youtube.com › donaantoniatv



https://www.facebook.com/donaantonia/

107 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page