top of page
Buscar

A Música Na Nossa Casa

 

 

A música e seus inúmeros benefícios. Estudos comprovam que a música melhora a autoestima, estimula o cérebro, melhora a cooordenção motora, além de ajudar na convivência social.


A música muda a nossa vida de forma positiva, e aqui na Casa Cultural Dona Antônia, ela sempre esteve presente. Seja através dos eventos, através das aulas de violão, cavaquinho, técnica vocal, ou instrumentos percussivos.


As primeiras atividades com música foram através do evento Vitrola Viva, um karaokê violão e voz, em que o palco era aberto para quem quisesse cantar e/ou tocar. Cada participante apresentava 2 canções covers e/ou autorais, e ao final, uma banda ou um cantor já conhecido encerrava o evento, que era sucesso e muito querido pelos participantes e público em geral.



Teco Martins acompanhando Vitalina Geralda em uma apresentação no Vitrola Viva


Contando um pouco da História do Vitrola Viva, Sergio Martins e Teco Martins, não contentes com os karaokês tradicionais, tiveram a idéia de fazer um karaokê diferente, em que as pessoas cantassem e também tocassem. As primeiras edições aconteceram no BDV (Bar do Vicente), ou Desigual, como é conhecido.


Foram muitas pessoas que passaram por aqui, tocando e cantando, algumas delas até seguiram na música de forma profissional. Nos anos de 2013 e 2014, o Vitrola Viva foi apresentado como Festival, tendo até premiação para os vencedores.



Apresentação dos participantes no Festival Vitrola Viva em 2014



Apresentação dos participantes no Festival Vitrola Viva em 2014



Apresentação dos participantes no Festival Vitrola Viva em 2014



Entrega dos prêmios aos vencedores na grande final do Festival Vitrola Viva em 2014


Em 2015 o Vitrola Viva foi aprovado pela Lei Estadual de Cultura através da CODEMIG.

O projeto foi realizado em quatro edições, os paticipantes se apresentavam e no final havia um show de encerramento com um artista já conhecido. Dentre os artistas que fizeram shows de encerramento dos eventos, tivemos Hugo Guedes e o Grupo Samba de Roda Moinho.



Vídeo de apresentação da participante Lorena no Projeto Vitrola Viva em 2015



Shows de encerramento do Projeto Vitrola Viva em 2015



Final da apresentação do cantor Hugo Guedes no Projeto Vitrola Viva em 2015

O Vitrola Viva também foi apresentado em escolas, na Casa da Cultura Josephia Bento e Salão do Encontro. Os alunos que participavam das aulas  na época em que o Vitrola Viva acontecia, se apresentavam cantando ou tocando, como forma de audição.

A música esteve presente também através do projeto Oficinas Artísticas CCDA.



Apresentação dos alunos no encerramento do projeto Oficinas Artísticas CCDA


Vídeo de apresentação dos alunos no encerramento do projeto Oficinas Artísticas CCDA



Vídeo de apresentação de Silvana Martins no encerramento do projeto Oficinas Artísticas CCDA em 2016


Atualmente a música aqui na Casa Cultural acontece através do evento Sabado do Chef, em que a cada mês um artista faz o show de encerramento do evento, e também através das aulas de violão, técnica vocal, percussão, e instrumentos de sopro, na casa 2.


 

Aulas de violão, técnica vocal e instrumentos de sopro na casa 2



Há quem ame cantarolar por aí. Mas se você não gosta de cantar, experimente ouvir música, pois esse hábito trás inúmeros benefícios. Seja em uma caminhada, nas atividades do dia a dia, a música lhe trará calma, tranquilidade, Você se desligará dos problemas e terá uma incrível sensação de bem estar.

 

A música nos faz sonhar, a música nos faz viajar. Se você está triste, música para te alegrar, se você está alegre música para comemorar. A música nos eleva aos céus e nos aproxima de Deus, a música é um dos bens mais preciosos da humanidade

(Silvana Martins)

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page